Por Igor Gasparini
Segue o primeiro de dois textos que publicarei sobre o
espectador. Ambos fazem parte do capítulo homônimo O espectador como questão da monografia de pós-graduação em
jornalismo cultural “A comunicação entre
dança e público: O papel do coreógrafo e do jornalismo cultural na construção
da relação obra-espectador”, que teve orientação da Profa. Dra. Helena Katz
e foi defendida na PUC-SP. Neste primeiro texto, autores que introduzem o papel
do espectador para, no segundo momento, aprofundar a discussão com a leitura de
O espectador emancipado, do filósofo Jacques
Rancière.
(Espetáculo Encontros e Desencontros - T.F.Style Cia de Dança)
Para Gombrich (1909-2001), o papel do espectador é
extremamente ativo, trata-se de uma construção visual pelo “reconhecimento” ou
“rememoração”, na qual, opõe estas duas formas principais de investimento
psicológico, em que a segunda é colocada como mais profunda e mais importante;
para ele, o espectador faz a imagem, e acrescento, faz a obra acontecer. O
olhar fortuito é, então, um mito. Mais que isso, o público percebe o espetáculo
podendo transcender o que é encenado no palco. “A identificação do observador
com o artista deve encontrar sua contrapartida na identificação do artista com
o observador” (GOMBRICH, 2007, p. 196). Para ele, é o espectador o responsável
pela obra. Ou como defende Charles Baudelaire, “que o artista aja sobre o
público, e que o público reaja sobre o artista, é uma lei incontestável e
irresistível” (BAUDELAIRE apud ENTLER, 2007, p. 4).
Gombrich ainda reforça o poder da interpretação. O observador
não passa ileso após entrar em contato com uma obra de arte; naturalmente, a
mesma o convida a realizar uma leitura; e o espectador tem, assim “a capacidade
de colaborar com o artista e transformar um pedaço de tela pintada numa
semelhança com o mundo visível” (GOMBRICH, 2007, p. 246). Penso que o mesmo
ocorre na dança: o artista faz uma primeira interpretação do mundo e o seu
público dará continuidade a esse esquema de interpretações subjacentes.
Jacques Aumont, em sua obra O olho interminável – cinema e pintura, reflete sobre o tempo do
espectador. De que forma ocorrerá essas interpretações subjacentes e como
organizá-las em distintas manifestações artísticas, sejam elas dinâmicas, como
o teatro e a dança, ou estáticas, como a pintura e a escultura? Aumont
questiona “como é que o tempo é entregue ao espectador? O que é o tempo de um
quadro para seu espectador? (...) Como o espectador se comporta diante desse
quadro?” (AUMONT, 2004, p. 83). O autor levanta tais questionamentos para
refletir sobre a diferença do tempo de contemplação da pintura quando comparado
ao tempo do cinema.
A mesma diferença de tempo de contemplação ocorre também na
dança, visto que nos trabalhos estáticos, como a pintura ou a escultura, há espaço
para o observador refletir sobre a obra de acordo com a sua disposição daquele
momento; enquanto que na representação teatral, no cinema ou na dança existe
uma fruição constante de acontecimentos em cadeia. Em ambos, porém, a reflexão
perdura não só durante o olhar de uma obra estática ou pela apresentação do
espetáculo, mas também posteriormente a eles. Para Laban,
“a plateia de um teatro, de uma
mímica ou de um balé não tem oportunidade para contemplação. A mente do espectador
vê-se inexoravelmente subjugada pela fluência de acontecimentos que mudam a
todo instante os quais, dada uma verdadeira participação interna de sua parte,
não deixam tempo disponível para a cogitação e meditação elaboradas, ambas
naturais e possíveis quando se aprecia, por exemplo, um quadro ou alguma cena
de beleza natural” (LABAN, 1978, p. 31)
O filósofo Roger Garaudy vê a dança como forma de expressão,
“através de movimentos do corpo organizados em sequências significativas, de
experiências que transcendem o poder das palavras e da mímica” (GARAUDY, 1994,
p. 13). Para ele, o gesto do dançarino é projetivo e não é como a mímica, pois
induz a experiência não conceitualizável, não redutível à palavra.
“Se pudéssemos dizer uma certa coisa,
não precisaríamos dançá-la. Entre a mímica e a dança, existe a mesma diferença
que entre o conceito, que resume o que já existe e o mito, que excede o que
existe para sugerir um possível. A dança não conta uma história. Ela não é uma
duplicação da literatura, nem aquele jogo infantil em que a mímica permite
adivinhar a palavra escolhida. Como o mito, a dança é um indicador de
transcendência” (GARAUDY, 1994, p. 22)
(Espetáculo Encontros e Desencontros - T.F.Style Cia de Dança)
Na mesma linha de pensamento do corpo comunicativo, o
filósofo Merleau-Ponty apresenta o potencial expressivo que há no corpo por
meio dos gestos. Defende que há um universo perceptível, interpretativo e
individual, a partir de tudo o que há no mundo, universo sensível, o que é
captado pelos órgãos do sentido. Assim, artistas e público estão constantemente
captando sensações e transformando-as em percepção, o que leva a uma
interpretação reflexiva e, consequentemente, firmando a comunicação existente
entre eles. O público sente os diversos elementos de um espetáculo, percebe
parte deles, interpretando-os, enquanto que os artistas recebem de volta as
percepções do público em uma comunicação mútua. É possível, muitas vezes,
perceber se o público está atento ou disperso, a intensidade dos aplausos,
entre outros elementos que chegam naturalmente àqueles que estão no palco.
“Lembremos a magia do teatro ou da
dança – essa estrutura em movimento -, em que a linguagem gestual faz com que o
corpo do ator ou do bailarino deixe de ser coisa, para ampliar sua capacidade
expressiva e comunicativa.” (CARMO, 2002, p. 87)
Ao pensar na relação espetáculo-público, devemos evitar o
conceito de público no sentido de um
agente coletivo inespecífico, uma massa “inexpressiva” diante de um espetáculo,
e, talvez, optar pelo conceito de espectador
que considera o indivíduo como ser único e singular, com suas vivências e
experiências também únicas e singulares.
Para a artista plástica Isis
Ferreira Gasparini, por razões acima de tudo poéticas, o termo mais
instigante na relação com a obra de arte é espectador.
“Usado na maioria das vezes para
definir um sujeito particular relacionado às artes, surge também para definir
aquele que assiste a um espetáculo de qualquer natureza. A origem latina de
espectador, spectator, remete a
outras derivações como spectabilis, que é o visível; e spectaculum, a festa pública que se
oferece ao spectator, aquele que vê, o espectador. Essa visão pode
alcançar ainda algo
que está fora do campo das aparências óbvias: o spectrum,
que é a aparição de algo invisível, às vezes, literalmente um fantasma. O verbo spectare (ver, observar) também está
ainda na raiz de outro, expectare: um
ver que manifesta uma vontade, um desejo, uma busca. Um “expectador” seria
então alguém que, além de observar, projeta expectativas sobre aquilo que
está vendo. Mesmo que essas palavras sejam distintas, tal derivação sugere uma concepção de visão que se abre a uma
possibilidade de interação com o que é visto, deixando de ser, portanto, apenas um ato passivo”
(GASPARINI, 2011, p. 55).
Ela ainda defende que o espectador relaciona o que está
diante de si, somando representações subjetivas aos estímulos externos. “A experiência de cada espectador é um tipo de
recriação da obra do
artista. A obra de arte é, portanto, a somatória do ponto de vista do artista
com aquele construído pelo espectador" (GASPARINI, 2011, p. 57).
E são várias as possibilidades de interação com a obra, mesmo
que não haja uma proposta de diálogo entre público e artista, esse espectador
estará realizando outras formas de diálogo, seja com suas próprias
experiências, seja refletindo, seja conversando com outras pessoas.
(Espetáculo Encontros e Desencontros - T.F.Style Cia de Dança)
Referências:
AUMONT, J. O olho interminável – cinema e pintura.
1.ed. São Paulo: Cosac Naif, 2004.
CARMO, P. S. D. Merleau-Ponty Uma introdução. [S.l.]:
Editora EDUC, 2002.
ENTLER, R. O público moderno e a fotografia. Trad.:
Carta ao Sr. Diretor da Reveue française sobre o Salão de 1859, de Charles
Baudelaire. Revista FACOM n.17. São Paulo: Faculdade de Comunicação da FAAP,
2007.
GARAUDY, R. Dançar a vida. 6. ed. Rio de Janeiro: Nova
Fronteira, 1994.
GASPARINI,
I. Olhar outro. 102F. Trabalho de
Graduação Interdisciplinar – Fundação Armando Álvares Penteado. São Paulo:
FAAP, 2011.
GOMBRICH, E. H. Arte e Ilusão: Um estudo da psicologia
da representação pictórica. 4a. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007.
LABAN, R. V. Domínio do Movimento. 5. ed. Organizada
por Lisa Ullmann. São Paulo: Summus, 1978.
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